segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Professores darão aulas em laboratório submerso em defesa dos oceanos


Dois professores dos Estados Unidos habitarão por 73 dias um laboratório submarino, de onde darão aulas pela internet para chamar a atenção sobre a preservação dos oceanos, ao mesmo tempo em que tentarão bater um recorde de permanência debaixo d'água.
Bruce Cantrell e Jessica Fain, do colégio universitário Roane State, no Tennessee, mergulharão oito metros nesta sexta-feira (03.10.14) em uma lagoa em Key Long, na Flórida (sudoeste dos EUA), onde permanecerão até o dia 15 de dezembro no laboratório chamado Jules' Undersea Lodge, informou a página do projeto na internet.
Cantrell, de 63 anos, e Fain, de 25, darão aos alunos aulas semanais sobre exploração e conservação dos mares através da página youtube.com/classroomunderthesea.
Além disso, também na web, eles exibirão, entrevistas com cientistas e especialistas que os visitarão no laboratório, entre eles o ex-astronauta americano Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.
Será "a experiência educativa mais singular da história do centro universitário", anunciou a Roane State.
A aventura dos professores também servirá para bater o recorde no livro Guinness de permanência debaixo d'água, que segundo a organização corresponde ao americano Richard Presley, que permaneceu submerso 69 dias de maio a julho de 1992, em Key Long.
Agence France-Presse
http://youtu.be/7aIrxHqKyHY

Foto de tartaruga devorando água viva é finalista de prêmio em Londres - 2014

Prêmio da Sociedade de Biologia britânica escolherá imagens vencedoras entre 800 inscritas no seu concurso anual de fotografia.

As imagens de uma tartaruga devorando a sua presa e de um embrião de pintinho iluminado dentro da casca do ovo estão entre as finalistas do prêmio de fotografia da Sociedade Britânica de Biologia 2014.
O tema deste ano foi "Lar, Habitat e Abrigo". A competição anual é aberta a fotógrafos profissionais e amadores. VEJA A GALERIA.
O número de fotos inscritas nesta edição chegou a quase 800. As imagens foram enviadas de diversos países e diferentes continentes.
"Foi muito revigorante ver algumas interpretações diferentes e criativas este ano", disse um dos jurados da premiação, Tim Harris, "especialmente em temas que são humanos e ao mesmo tempo animais".
Os vencedores serão anunciados no dia 14 de outubro, durante a Semana da Biologia em Londres.