quarta-feira, 29 de maio de 2013

Nascimento de águas vivas: estrobilização de Scyphozoa - Cnidaria - vídeo

Estrobilização de um pólipo
Os cnidários se reproduzem sexuada e assexuadamente. A reprodução sexuada dá-se na fase de medusa, com exceção dos antozoários (os corais e as anêmonas-do-mar), das hidras e algumas outras espécies que não desenvolvem nunca a fase de medusa.
Ciclo de vida

As medusas, seres natantes,  são dióicas: os machos e fêmeas libertam os gametas  na água que  ali se conjugam, dando origem aos zigotos.


Dos ovos saem larvas pelágicas chamadas plânulas, em forma de pêra e completamente ciliadas que, quando encontram um substrato apropriado, se fixam e se transformam em pólipos. Em alguns celenterados, como os corais, a fase de pólipo é a fase definitiva.
Os pólipos reproduzem-se assexuadamente formando pequenas réplicas de si mesmos por evaginação da sua parede, chamadas gomos ou brotos. No caso dos corais, esses novos pólipos constroem o seu "esqueleto" e continuam fixos, contribuindo para o crescimento da colônia.
No entanto, em certos casos, os pólipos  se dividem  em discos sobrepostos, num processo conhecido por estrobilação, sendo esta também uma forma de reprodução assexuada. Estes discos libertam-se, dando origem a pequenas medusas chamadas éfiras que  crescem e se reproduzem sexuadamente.

Neste vídeo vemos um  pólipo de uma cifozoário passando por estrobilização -reprodução assexuada por fissão transversal - dando origem a vários pequenas éfiras  (medusas imaturas).
As seqüências que ilustram os processos de fissão transversal e a liberação das éfiras foram filmadas em time-lapse sendo rodado entre 100 e 200 vezes mais rápido, respectivamente, do que o normal. O vídeo foi filmado sob um microscópio estereoscópico, no Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo.
http://youtu.be/bcQs3dkrH0A
Mais imagens de águas vivas ou medusas no http://cifonauta.cebimar.usp.br/