quarta-feira, 28 de maio de 2014

'Sucessora' do polvo Paul se prepara para Copa com previsões de rugby

'Vidente Paula' antecipa vitória da Irlanda sobre a França em jogo de rugby. Ela também vai tentar adivinhar os resultados da Inglaterra no mundial de futebol do Brasil (Foto: Divulgação / Sea Life).
A "vidente Paula" é aposta da rede de aquários europeus Sea Life para a Copa do Mundo de 2014. O polvo de sexo feminino vai tentar adivinhar os resultados de partidas, e buscar um resultado tão positivo quando o de outra cria do Sea Life, o famoso Paul. Ele ficou conhecido por acertar todas as suas previsões no mundial de 2010. O "oráculo" morreu no mesmo ano.
Paula foi testada em duas partidas do torneio europeu Six Nations de rugby de 2014. A primeira foi entre a Inglaterra e o País de Gales, no dia 9 de março. O aquário divulgou a escolha de Paula pela Inglaterra e o resultado se confirmou. Uma semana depois, o Sea Life anunciou que o molusco também antecipou a vitória da Irlanda sobre a França, em uma das partidas decisivas do campeonato.
Ela vive no Sea Life de Blackpool, no noroeste da Inglaterra. Paula tem a mesma nacionalidade de Paul, que nasceu no aquário da rede em Weymouth, e depois foi transferido para Oberhausen, na Alemanha, onde ficou famoso por suas previsões.
'Molusco esperto'
"Paula está conosco há cerca de seis meses, e mostrou que é um dos moluscos mais espertos que tivemos, aprendendo a abrir potes de geleia e caixas em tempo recorde", disse em comunicado à imprensa o supervisor do Sea Life de Blackpool, Scott Blacker.
Após passar no teste do rugby, Paula vai tentar adivinhar os resultados da Inglaterra na Copa do Mundo no Brasil. "Achamos que ela pode ser uma sucessora ao mundialmente famoso polvo Paul, que acertou oito resultados em 2010 e colocou os outros concorrentes no chinelo", diz o supervisor do Sea Life, antigo lar do "oráculo".
Sistema de previsão
O sistema de previsões de Paul - repetido por Paula - é simples. Ele tinha que escolher um mexilhão de uma das duas caixas situadas em seu tanque, cada uma delas decorada com uma bandeira. Em todas ocasiões, o escolhido pelo polvo acabou vencendo o jogo.
Paula não é a primeira nem a única candidata a sucessora do polvo Paul. Já houve apostas em outros animais, inclusive com o mesmo nome dela. Também já tentaram a sorte em 2010 e 2011 um polvo Paul colombiano e outro chamado Paul II, francês. Se Paula tiver tanta sorte no futebol quanto no rugby, pode se tornar herdeira legítima.
Fonte: G1/Sea Life