terça-feira, 19 de novembro de 2013

Alga mostra nível de gelo no Ártico em 650 anos; há queda desde 1850

A análise de um tipo de alga vermelha existente no oceano Ártico permite obter um histórico de 650 anos da presença de uma cobertura de gelo que se estende sobre a região Esta análise nunca foi possível, até agora, por sistemas desenvolvidos pelo homem, que só conseguiam abranger um período de poucas décadas.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, que apontam que a espécie Clathromorphum compactum teria a capacidade de “documentar” os níveis de gelo existente sobre o mar polar do hemisfério Norte da mesma forma que árvores armazenam dados referentes a chuvas nos anéis internos de seus troncos.
A novidade é destacada pelo periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) na segunda-feira (18.11.13).
Para os autores do estudo, liderado pelo pesquisador Jochen Halfar, a descoberta permite afirmar que entre a metade do século 16 e a metade do século 19, a presença de gelo sobre o Oceano Ártico teve níveis variados, mas, em geral, estáveis.
Desde 1850, entretanto, essa cobertura glacial vem exibindo sucessivos e constantes declínios, alertam os cientistas no estudo.
Essa observação deve ajudar no entendimento das mudanças climáticas ocorridas no mundo nos últimos seis séculos e meio e permitir melhores previsões de variação climática a ser vista no planeta.
Camadas de calcita – A Clathromorphum compactum desenvolve sucessivas camadas do mineral calcita a cada ano conforme a luz recebida do sol. Sua fotossíntese, no entanto, perde intensidade e é pausada quando a cobertura de gelo sobre o mar ganha grande extensão, bloqueando os raios do sol, que deixam de chegar às profundidades dos mares.
Dados sobre a temperatura das águas também podem ser obtidos pela análise das folhas da alga, devido à proporção de magnésio e cálcio presentes nelas.


Dados Técnicos:
Clathromorphum compactum (Kjellman) Foslie
Biogeographical Region: Sub Arctic
Place: Outermost western entrance to Red Bay: NE of point [Red Bay]; Strait of Belle Isle, Newfoundland and Labrador, Canada, North America
Taxonomy: Protista, Rhodophyta, Corallinales, Corallinaceae
Leia+: http://migre.me/gGIj4