sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Estudo diz que esgoto está acabando com coral

Estudo acredita que as águas poluídas de uma rede de esgotos está ameaçado de extinção um coral de Caribe

A bactéria causadora de uma enfermidade que está acabando com um tipo de coral ameaçado de extinção do Caribe é proveniente das águas poluídas de uma rede de esgotos, disse um estudo publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.
O coral, chamado de "chifre-de-veado", vive nas águas do sul da Flórida e do arquipélago das Bahamas e chegou a ser a espécie mais numerosa no Caribe, mas tem desaparecido por conta de uma enfermidade causada pela bactéria "Serratia marcescens", que é encontrada em fezes humanas e de animais.
Até agora não se sabia com certeza que tipo de bactéria estava afetando o coral, mas os cientistas analisaram a bactéria de uma planta de águas residuais em Key West, na Flórida, e a compararam com amostras fecais de animais e aves locais para chegar à conclusão.
Os cientistas descobriram que a bactéria que causava a morte dos corais era do mesmo tipo encontrado nas redes de esgoto, que é a que pertence aos humanos.
Trata-se da "primeira vez que se demonstra que uma enfermidade humana pode causar a redução da população de um invertebrado marinho", asseguraram os autores do estudo, publicado na revista científica PLoS ONE.
"A boa notícia é que podemos resolver este problema através do tratamento de esgoto", disse o co-autor do informe, James Porter, da Universidade de Geórgia.
O estudo assegura que toda a área do sul da Flórida está modernizando este tipo de instalação, o que deverá impedir que a bactéria alcance o oceano aberto.
Segundo a Administração Nacional dos Oceanos e a Atmosfera dos Estados Unidos, as enfermidades, a contaminação, os depredadores, o aquecimento das águas e as tormentas têm contribuído para uma diminuição da população de corais entre 75 e 95% desde 1980.