quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Morre no Japão crustáceo que se recusou a comer por 5 anos

              Havia cinco anos que o isótopo encontrado morto em Toba não se alimentava Foto: Reprodução       

Nenhum outro animal conseguiu permanecer vivo por tanto tempo sem se alimentar. Havia cinco anos que o isótopo encontrado morto em Toba não se alimentava.

Um isópodo, crustáceo considerado um dos maiores tesouros do fundo do mar, foi encontrado morto em um tanque do aquário de Toba, no Japão, na ultima sexta-feira, 14.  Havia cinco anos que o animal se recusava a comer, de acordo com o jornal Daily Mail.

O crustáceo gigante não se alimentava desde janeiro de 2009, quando comeu um carapau, um gênero de peixe marinho da família Carangidae.
O cuidador do isópodo, Takeya Moritaki, ficou perplexo com a greve de fome do crustáceo. Segundo ele, a criatura às vezes fingia comer movendo a boca e as patas dianteiras em torno da comida para enganar a equipe do aquário.
Leia Mais 
Quando o cuidador preparou o carapau para a refeição semestral do crustáceo, o animal permaneceu imóvel. Depois que foi retirado do tanque, os funcionários perceberam que o animal estava morto. O caso tem sido amplamente divulgado porque nunca um animal conseguiu permanecer vivo por tanto tempo sem se alimentar.
O isópodo gigante, crustáceo relacionado com camarões e caranguejos que vivem nas águas frias e profundas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, será congelado para conservação. Pesquisadores já começaram a investigar o que teria levado o animal a ficar tanto tempo sem comer.
O animal, que media 29 centímetros e pesava um quilo, havia sido levado para o aquário de Toba em setembro de 2007.