segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Fotógrafo registra verdadeiras 'ondas de lixo' nas águas poluídas da Indonésia


Problemas de infraestrutura na coleta de resíduos na baía da ilha de Java ameaçam o meio ambiente e prejudicam tanto moradores quanto turistas.
 
    Um surfista local é flagrado pegando um 'tubo' junto com resíduos sendo levados por uma onda
 
Barco do fotógrafo ficou cercado pelo lixo e detritos que se acumulam na orla da ilha de Java
  Formada por mais de 17 mil ilhas, a Indonésia ainda tem péssima infraestrutura de coleta de lixo

O fotógrafo havaiano Zak Noyle, da emissora de esporte radicais GrindTV, registrou cenas impressionantes do acúmulo de lixo nas águas da ilha de Java durante uma viagem recente à Indonésia. Considera um dos principais paraísos do surfe no mundo, o local sofre com problemas de infraestrutura na coleta e descarte de resíduos que se espalham até o mar.
 
"Nunca tinha visto nada assim antes. As áreas povoadas apenas despejam seu lixo nos leitos dos rios ou diretamente na areia para ser levado pelas marés. Infelizmente, as correntes fazem um ótimo trabalho de levá-lo para longe e depositá-lo em algumas das praias mais isoladas, anteriormente intocadas. Foi muito desagradável estar lá", explica Noyle. 
 "Ficava vendo um monte de plástico, pacotes de macarrão e outros resíduos flutuando perto de mim e imaginava a hora em que, com certeza, ira ver algum corpo morto boiando também", ele denuncia o descaso na baía de Java. Formado por cerca de 17 mil ilhas, o território da Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, com mais de 200 milhões de habitantes.