segunda-feira, 4 de maio de 2009

Reciclagem de sopa de lixo no oceano

Expedição pretende reciclar "sopa de lixo" no oceano.

Saindo de São Francisco, nos Estados Unidos, no próximo mês, uma expedição parte para o oceano com o objetivo de explorar uma "sopa de lixo" com o dobro do tamanho do Texas, que flutua no Oceano Pacífico.
De acordo com o jornal Times, o objetivo dos cientistas e ambientalistas é tentar reciclar o material.
O oceanógrafo Charles Moore, que descobriu o lixo acumulado no oceano em 1997, acredita que cerca de 100 milhões de toneladas de dejetos estão circulem na região. De acordo com Moore, o mar de lixo é translúcido e está numa superfície de água, por isso não pode ser detectado em fotografias de satélite. "Você só o vê da proa dos navios", declarou.
Peixes e aves confundem os minúsculos pedaços de lixo com alimento e podem chegar à mesa de consumidores com os dejetos no estômago. Moore não acredita que o problema possa ser solucionado.
"Tentar limpar o Pacífico teria falido qualquer país e matado animais selvagens", afirmou ao Times.
Em junho, o projeto Kaisei será colocado em prática sob a liderança de Doug Woodring na tentativa de provar que Moore está errado.
A expedição composta por 30 pessoas irá utilizar aeronaves não tripuladas e exploradores robóticos para mapear a extensão e profundidade do plástico acumulado e em seguida tentar reciclar este material.
Woodring admite que a tarefa não será fácil. "Nós não seremos capazes de limpar todo o oceano. A solução reside realmente em terra. Temos de tratar o plástico de uma forma totalmente diferente, e impedi-lo de chegar ao oceano", disse.

Veja um vídeo sobre o assunto no You Tube no endereço a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=q6IoMuDa4GQ