segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bela foto de um alevino de truta


Alevino é o segundo dos quatro estágios do ciclo de vida de uma truta, quando os ovos eclodem e os peixes pequenos começam a surgir.
Olympus Dr. Robert Berdan

Vida entre grãos




O Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar-USP) vem desenvolvendo uma série de projetos didáticos e de divulgação científica de excelente qualidade – vale conferir! Primeiro foi a exposição sobre a origem da biodiversidade nos oceanos, que circulou por algumas cidades brasileiras e ainda inspirou a elaboração de dois jogos didáticos. Em seguida, veio o Cifonauta, belíssimo banco de imagens de biologia marinha. E, mais recentemente, a equipe encabeçada pelo Prof. Alvaro Migotto produziu também o vídeo abaixo, sobre meiofauna.

E então, você já tinha ideia da ampla diversidade de vida que abunda entre os grãos de areia próximos aos oceanos? E sobre o tipo de estudos que os biólogos realizam com esses seres? Um rápido aperitivo: o biólogo Gustavo Fonseca, que aparece no início do vídeo, aborda a classificação e a distribuição das espécies encontradas, procurando entender como essas espécies tão pequenas se dispersam pelos ambientes marinhos. Já a bióloga Fabiane Gallucci, que aparece no final do vídeo, estuda a relação destas espécies microscópicas com o ambiente onde vivem, tentando desenvolver modelos para entender os parâmetros ambientais que melhor predizem mudanças na fauna. O grupo investiga, ainda, como alterações ambientais provocadas pelo ser humano podem afetar os ecossistemas marinhos. Afinal, pontua Gustavo, “apesar de pequenos, esses bichos são ótimas ferramentas para acessarmos a ‘saúde’ do ecossistema”.

Os materiais elaborados pelo grupo, que incluem ainda alguns folhetos, como este sobre animais marinhos perigosos, foram desenvolvidos no âmbito projeto “Um mar de ciência: iniciativas de divulgação científica em Biologia Marinha”, financiado pelo CNPq por meio do Edital MCT/CNPq nº 42/2007 – Difusão e Popularização da C&T. Belas e inspiradoras iniciativas, tanto por parte do grupo do Cebimar, quanto do CNPq. O Prof. Álvaro pretende continuar a produção desse tipo de material de divulgação e educação científica, mas tem esbarrado com a dificuldade de que desde 2007 nenhuma agência de apoio à pesquisa abriu outro edital com essa temática. Torçamos pelo rápido reparo a esse equívoco!