quinta-feira, 23 de maio de 2013

Echinodermata -Animais com espinhos na pele: ouriços, estrelas do mar, pepino do mar e outros companheiros do mesmo grupo.

Equinodermas formam um grupo bem definido e são classificados como metazoários, exclusivamente marinhos, bentônicos, simetria radial, pentâmeros. Eles têm atraído muita atenção devido ao seu extenso registro fóssil, a importância ecológica no ecossistema  marinho, morfologia adulta intrigante, propriedades biomecânicas incomuns, e embriões experimentalmente manipuláveis​​.
Os cerca de 7.000 espécies de equinodermas existentes são classificados em cinco grupos bem definidos: Crinoidea (lírios do mar e as estrelas de penas), Ophiuroidea (estrelas-cesta, estrelas frágeis e serpente-marinha), Asteroidea (estrelas do mar), Echinoidea (ouriços-do-mar, bolacha de praia ou biscoito do mar) e Holothuroidea (pepinos do mar).
Cerca de 13 mil espécies de equinodermas são conhecidos a partir do registro fóssil. Todas as formas mesozóica e cenozóica derivaram, claramente, para os cinco subtipos existentes, mas o registro paleozóico contém inúmeras formas distintas e muitas vezes bizarras que foram colocados em cerca de 15 grupos adicionais. Equinodermas inquestionáveis ​​aparecem primeiro no registro fóssil durante o meio-Cambriano. Arkarua, uma possível equinodermos, foi descrito a partir do Vendian (Proterozóico) (Gehling 1987).
Fonte: Tree Life
Assistam a um vídeo sobre  alguns aspectos dos equinodermas.

http://youtu.be/0dOggydy2xs