terça-feira, 6 de julho de 2010

Foto de Ofiuróide em Angra dos Reis

Locomoção em estrelas-do-mar e outros aspectos


Observe esta estrela-do-marEla estava enterrada na areia, quando um mergulhador cruzou seu caminho.
Os equinodermos(do grego echinos, espinho + derma, pele) são assim denominados por possuirem espinhos recobertos por uma camada de epitélio.
Outros animais classificados como equinodermas são os ouriços-do-mar, as holotúrias,os ofiuróides, os lírios-do-mar e as bolachas da areia.
Neste blog existe várias postagens sobre representantes deste filo.
São animais marinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides (lírios-do-mar) que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e possuem simetria radial.
Os equinodermos, tipicamente, possuem um sistema hidrovascular ou sistema aquífero (também denominado sistema ambulacral), que funciona na locomoção destes animais. O sistema ambulacral ou hidrovascular funciona através de um sistema de canais hidráulicos, nos quais a diferença de pressão produz movimentos físicos. Também existem ventosas nas extremidades dos canais que permitem ao animal fixar-se ao substrato, exceto nos representantes da classe Ophiuroidea.
Os equinodermos não têm cérebro, embora alguns possam ter gânglios nervosos.
Eles têm um sistema nervoso radial simples que consistem em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e composto por anéis nervosos nervos radiais em volta da boca, se estendendo por cada braço. Os ramos desses nervos coordenam o movimento do animal.
Os espinhos estão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos, e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias de caráter tóxico.
A forma com que se alimentam também é muito curiosa. Elas, por não terem dentes ou outra estrutura do gênero, lançam, muitas vezes, seu estômago para fora do organismo, só assim capturando seu alimento e já ingerindo a criatura diretamente.
Os sexos, normalmente, são separados. A reprodução sexual tipicamente consiste de liberação de óvulos e espermas na água, com a fecundação acontecendo externamente.
Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origem enterocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporo origina o ânus dos indivíduos.
Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto. As larvas são livres natantes e semelhantes a embriões de cordados
A estrela-do-mar e alguns outros equinodermos possuem uma incrível capacidade de regeneração.Os Equinodermas são invertebrados exclusivamente marinhos, não possuindo representantes que habitem o meio terrestre ou dulcícola.