quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ASCÍDIA – QUE BICHO É ESTE?


Filo Chordata
Subfilo Tunicata ou Urochordata.
Classe Ascidiacea
Ordem Enterogona
Subordem Phlebobranchia
Família Ascidiidae
Gênero Ascidia


Habitat – Animais marinhos, sésseis, geralmente, fixos ao substrato duro (rochas, conchas, cascos de navios, etc.) quando adultos. Podem, também, se fixar na areia. Larvas natantes, em formato de girino. Encontradas em águas rasas até cerca de 200 metros de profundidade.
Os ascidiacea (ascídias) constituem uma classe de animais marinhos.Se distribuem pelos mares de todo o planeta, dos oceanos tropicais a polares. Se conhecem ao redor de 2.300 espécies de ascidias, sendo três os tipos principais: ascidias solitárias, ascidias sociais e ascidias compostas.


Alimentação e Digestão - Alimentam-se por filtração - A água entra no corpo do animal por um sifão inalante ou bucal e é expulsa por outro sifão, denominado atrial. Este movimento da água no interior do animal permite a retenção do alimento no àtrio ( cavidade interior). São capazes de grandes filtrações diárias, às vezes, mais de 200 litros de água, retendo partículas saudáveis e todos os tipos de contaminantes. Algumas espécies são usadas como indicadores de contaminação hídrica.
As ascídias adultas possuem um corpo globoso ou tubular e um pedúnculo de fixação. O corpo é constituído por uma túnica (manto) resistente composta por um polissacarídeo, isômero da celulose, que é chamada de tunicina.
Respiração - A hematose (troca gasosa) ocorre nas fendas branquiais. O oxigênio dissolvido na água é captado e o gás carbônico é eliminado por difusão na faringe.
Circulação - No manto existe um coração tubular, que possui batimentos cardíacos. O coração controla e pode mudar o sentido da circulação sanguínea. O sistema circulatório é do tipo aberto e os pigmentos respiratórios possuem átomos de vanádio na molécula.
Excreção - As ascídias não possuem sistema excretor.
Sistema Nervoso - Durante a fase larval, existe um tubo neural. Na fase adulta, existe um gânglio nervoso situado entre o sifão atrial e o sifão bucal. Deste gânglio partem nervos que inervam o corpo do animal.
Reprodução e Estágio Larval
As ascídias são hermafroditas, com ovário e testículo, próximos entre si. Reprodução sexuada externa ou assexuada, por brotamento, quanto coloniais. A larva possui o cordão nervoso dorsal oco e a notocorda na cauda. A cauda é absorvida e o corpo sofre um movimento de rotação de aproximadamente 90°, do cordão nervoso só fica o gânglio nervoso e a notocorda é totalmente absorvida.
Fonte de pesquisa: Sites de zoologia na internet