segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pesquisa mostra que plástico contamina o Atlântico Norte




Foram encontrados fragmentos em todas as amostras de água do oceano colhidas no início do Projeto 5 Gyres, que estuda a poluição marinha por plástico

“Todas as amostras obtidas da superfície no meio do Atlântico continham fragmentos de plástico, não importava onde deixávamos cair nosso equipamento de arrasto,” diz Anna Cummins. Para lançar o Projeto 5 Gyres, ela e o marido, Marcus Eriksen, velejaram pelo Atlântico Norte entre St. Thomas, na Ilhas Virgens, e as Bermudas. No final de janeiro, o casal deixou as Bermudas com destino aos Açores. Nessa segunda perna de uma travessia transatlântica sem precedentes, velejam pelo Mar de Sargaço, uma região no meio do Atlântico Norte.

A poluição marinha por plástico, que pode ameaçar a saúde humana, é normalmente conhecida pelo “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”, um enorme acúmulo de plástico no Pacífico Norte. O Projeto 5 Gyres busca documentar esses detritos artificiais nos cinco giros oceânicos do planeta – as regiões onde as correntes marinhas formam movimentos circulares.

“Este é um problema global, temos visto evidência de poluição por plástico em todos os lugares do mundo e isto está piorando”, diz o Capitão Charles Moore, o fundador da Algalita Marine Research Foundation (AMRF – Fundação de Pesquisa Marinha Algalita ). O Projeto 5 Gyres é uma colaboração entre a AMRF, Livable Legacy e a Pangaea Explorations e pode ser acompanhado aqui (http://www.5gyes.org).

Cummins e Eriksen, diretores do projeto, vêm trabalhando extensivamente com o Capitão Moore. O montante de plástico que eles encontraram durante a perna inicial de 1.070 milhas, ao largo do Giro do Atlântico Norte, a bordo do veleiro de regata Sea Dragon, é similar ao que eles viram no Pacífico. “Nos sargaços, encontramos tampas de garrafas, cápsulas de balas de revólver, engradados e até mesmo botas de borracha”, diz Cummins.

No mar com outros onze tripulantes, Cummins e Eriksen estão aprofundando o foco de suas pesquisas anteriores na AMRF, que buscavam quantificar os plásticos flutuantes, incluindo os fragmentos de microplástico consumidos por peixes. Agora eles buscam entender como esses detritos afetam os peixes.

“As partículas de plástico no mar agem como magnetos para substâncias químicas tais como DDT, PCBs, retardadores de chama e outros poluentes,” diz Cummins. “O Projeto 5 Gyres está trabalhando para avançar nossas pesquisas anteriores com os testes buscando determinar se esses químicos se acumulam nos peixes, navegam ao longo da cadeia alimentar e terminam em nossos pratos de jantar.”

Um dos patrocinadores do projeto é a Blue Turtle. A Pangaea Explorations está fornecendo o veleiro de 72 pés Sea Dragon, no qual o casal velejará para coletar amostras da superfície do oceano, do fundo do mar e do conteúdo do estômago e dos tecidos de peixes para análise.

No final deste ano, o Sea Dragon cruzará o Giro do Atlântico Sul, indo do Rio de Janeiro à Cidade do Cabo, na África do Sul. Esta será a primeira travessia desse tipo nos últimos 30 anos no hemisfério sul. Após está travessia, Cummins e Eriksen planejam velejar no Giro do Pacífico Sul.

Fonte: Agência Envolvede / Projeto 5 Gyres