sexta-feira, 26 de julho de 2013

Contato com predador afeta tamanho de olho e mancha de peixe.

Cientistas analisaram espécie da Grande Barreira de Corais, na Austrália.
Alterações no corpo das presas são vantagem evolutiva para sobrevivência


 
Peixes da espécie 'Pomacentrus amboinensis' foram expostos a predadores por 6 semanas. Na imagem F, é possível ver ocelos maiores e olhos menores em relação ao grupo de controle (C) (Foto: Scientific Reports).

As cores brilhantes e os padrões marcantes do mundo animal servem tanto para esconder indivíduos quanto para atrair a atenção alheia. Alguns peixes, como os amarelos da espécie Pomacentrus amboinensis, abundantes na Grande Barreira de Corais da Austrália, possuem "ocelos" (círculos) falsos na nadadeira dorsal traseira que crescem com a exposição a predadores quando as presas ainda são jovens, segundo um novo estudo publicado na quinta-feira (25.07.13), na revista online "Scientific Reports".

Essas manchas grandes e escuras, rodeadas por um anel colorido que representa uma íris ao redor da pupila, imitam a aparência de um olho dos vertebrados. Após décadas de pesquisas, sua função ainda não foi definida pela ciência, mas há algumas hipóteses: confundir os predadores, intimidá-los, conduzi-los a regiões não vitais do corpo, sinalizar a presença da presa ou ser simplesmente um resquício evolutivo não mais utilizado.