quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Foto do Dia - Ofiuróide

Gorgonocephalus arcticus (Echinodermata, Ophiuroidea) 25 cm

Ophiuroidea (do grego ophis, serpente + oura, cauda + eidos, forma + ea, caracterizado por) é uma classe de equinodermos conhecidos como ofiuróides.
O corpo dos ofiuróides, é composto por um disco central, rodeado por cinco braços flexíveis, que podem chegar aos 60 cm de comprimento.
Há cerca de 1200 espécies descritas, distribuidas por todos os oceanos, dos polos ao equador. Estão presentes em todas as profundidades mas a maior
biodiversidade do grupo encontra-se abaixo dos 500 metros. Os ofiúros surgiram no Ordovícico inferior. O grupo taxonómico já foi designado como Ophiodea.
O exoesqueleto dos ofiúros é composto por ossículos de carbonato de cálcio, fundidos no disco central (calix) e articulados entre si bos braços. Esta característica faz com que    os braços por vezes se desintegrem, o que lhes confere o nome alternativo de estrelas quebradiças.
Ao contrário das estrelas do mar (classe Asteroidea), todos os órgãos vitais dos ofiúros encontram-se confinados ao disco central. A boca é rodeada por cinco placas mandibulares. O sistema digestivo é básico e composto por um esofago curto e um estômago amplo, que ocupa a maior parte da cavidade do animal. O sistema nervoso é igualmente simples e composto por uma estutura  nervosa anelar que rodeia a cavidade do calix. A partir deste centro, há uma ramificação"  em cada braço que permite ao ofiúro "sentir" o ambiente em seu torno. Estes animais não têm olhos nem cérebro.
 Os ofiúros têm a capacidade de regenerar braços perdidos e fazem-no muitas vezes depois de encontros com predadores.Neste caso, ele promove a autotomia (auto-amputação), para fins de livrar-se do predador. A locomoção destes animais é feita através de movimentos com os braços flexíveis.

Ophiodea do livro, de Ernest Haeckel


 

Russo mergulha em mar gelado do Ártico para capturar beleza de águas-vivas

Água-viva. Foto Alexander Semenov
O fotógrafo e mergulhador russo Alexander Semenov voltou a descer nas águas geladas da costa noroeste da Rússia para fazer novos registros da população de águas-vivas da região.
"A fauna marinha deste mar gelado é surpreendente e diferente de tudo que é visto nos mares mais quentes, que você geralmente vê na TV ou em livros de fotografia", afirmou Semenov.
Delicadas e coloridas, as águas-vivas têm corpos quase translúcidos em forma de disco voador, com órgãos reprodutivos de cores fortes no centro.
Apesar de sua aparência delicada, elas são grandes predadoras, se alimentam de moluscos, crustáceos e vermes. As águas-vivas são encontradas no oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
Semenov é chefe de uma equipe de mergulhadores da Estação Biológica no Mar Branco, a quase 15 quilômetros do vilarejo mais próximo. Ele faz fotos da fauna da região do Mar Branco há anos.
"Muitos cientistas estão fazendo trabalhos empolgantes, mas não conseguem apresentar os resultados visualmente", afirma Semenov.
"Parte do meu trabalho é fornecer a eles o material ilustrativo, se elas acabam sendo fotos artísticas, então é legal."
Veja mais fotos de fauna marinha em http://www.behance.net/mumrik