segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Caranguejo no fundo do mar usa visão ultravioleta para comer

Caranguejo das profundezas enxerga em luz ultravioleta (Foto: Nova Southeastern University)

Espécie vive a cerca de 800 metros de profundidade, onde não há luz.
Capacidade de enxergar no escuro permite distinguir alimento de veneno.

Uma espécie de caranguejo que vive no fundo do mar, a cerca de 800 metros de profundidade, tem um complexo sistema de visão que o permite enxergar em luz azul e ultravioleta. Essa sensibilidade às cores possibilita que o animal consiga se alimentar em uma região completamente escura, aponta um novo estudo publicado este mês na revista Journal of Experimental Biology.
Segundo cientistas da Universidade Nova Southeastern, na Flórida, EUA, a visão ultravioleta permite detectar objetos em um comprimento de onda menor, o que faz com que os bichos realmente peguem comida, e não veneno.
O plâncton que esses caranguejos comem, por exemplo, tem um brilho azul, enquanto corais tóxicos onde eles se sentam apresentam uma bioluminescência verde.
Para a bióloga Tamara Frank, que liderou o estudo em três locais das Bahamas, no Caribe, descobertas como essa podem levar a inovações úteis anos mais tarde, a exemplo de um telescópio de raio-X que já se baseou nos olhos de uma lagosta.
A pesquisadora explica que trabalhos anteriores já haviam descoberto animais das profundezas que veem em luz ultravioleta, mas essa é a primeira vez que se testa como eles respondem à luz.
Além de fazer vídeos e fotos dos caranguejos, os cientistas capturaram e examinaram com microeletrodos os olhos de oito indivíduos encontrados nesses três lugares do Caribe e em expedições anteriores.
Para testar a hipótese de que a luz ultravioleta realmente funciona como um "código de barras" para os crustáceos saberem o que é comida e o que não é, os pesquisadores precisam coletar mais espécimes e testar a sensibilidade deles a comprimentos de onda ainda mais curtos.
Outro desafio é saber se a forma como os animais estão agindo no vídeo é natural, já que os submarinos, redes e veículos usados na pesquisa acabam perturbando os bichos. De acordo com o biólogo Sönke Johnsen, o estudo é uma espécie de investigação biológica "forense", pois observa os animais e o ambiente para depois tentar juntar os pedaços e reconstruir o que realmente aconteceu.

 

4º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha


A Associação Brasileira de Biologia Marinha tem a satisfação de anunciar a realização da quarta edição de seu principal evento, convidando todos os interessados a participar do Congresso. O CBBM é promovido pela ABBM bianualmente e será realizado pela primeira vez na região Sul. Além de contemplar uma programação científica ampla e de elevada qualidade, o CBBM é também o maior fórum de reunião dos associados da ABBM e abriga as assembleias ordinárias regulares da Associação.

Embora o CBBM ainda seja um evento relativamente recente, ele já conquistou um estilo marcante, que é reconhecido por seus congressistas: elevado padrão de qualidade da programação, pontualidade das atividades programadas, atenção às demandas dos congressistas, concessões de premiações e homenagens, apresentação de painéis institucionais, incentivo à realização de reuniões paralelas etc. Estas características serão mantidas no 4º. CBBM e espera-se avançar em outros campos para tornar o evento ainda mais dinâmico.

Seguindo o exemplo da própria ABBM, o Congresso Brasileiro de Biologia Marinha não deve ser vinculado a nenhuma categoria profissional: todos e quaisquer profissionais e estudantes são muito bem-vindos no evento. A menção explícita à Biologia Marinha decorre da avaliação de que se trata da designação mais ampla e representativa do universo de trabalhos e ações que se esperam ver contemplados no evento.

A programação científica do 4º. CBBM encontra-se em elaboração e as diversas atividades do evento serão selecionadas e anunciadas neste sítio ao longo dos próximos meses. Contudo, diversas outras informações sobre o evento já estão disponíveis e devem ser consideradas pelos interessados no 4º. CBBM. Recomenda-se que visitas regulares sejam feitas a este sítio para que os interessados se atualizem quanto às novidades.

A Comissão Organizadora do 4º. CBBM espera oferecer um excelente congresso aos associados da ABBM e à comunidade interessada, apresentando no evento alguns dos avanços mais importantes em Biologia Marinha em todas as suas dimensões: pesquisa, divulgação científica, ensino, política, atividades econômicas e extensão.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site: http://www.abbm.net.br/congressos-da-abbm/cbbm