domingo, 23 de junho de 2013

Novas bactérias encontradas no fundo oceânico

Expedição espanhola Malaspina continua a fornecer novidades científica

 
A 3500 metros de profundidade marinha a água é muito fria (entre 1 e 2 graus) e está na escuridão total, pois a luz dispersa-se e desaparece antes dos duzentos metros. Apesar do habitat hostil, conseguem viver no fundo oceânico distintas espécies de vírus e bactérias.
Até 86 por cento do material recolhido nestas regiões por cientistas espanhóis, no âmbito da Expedição Malaspina,  correspondem a organismos até agora desconhecidos. A expedição, que começou em Dezembro de 2010 e durou sete meses, tendo dado a volta ao mundo, continua a fornecer motivos de muito interesse para a comunidade científica.

Este projeto de investigação que integra mais de 400 cientistas começou a bordo do navio de investigação oceanográfico Hespérides. O objetivo principal era estudar o impacto das alterações globais nos oceanos e explorar a diversidade genética dos mesmos.
No fundo oceânico, os organismos vivem afastados uns dos outros, mas a solidão não é obstáculo para a sua sobrevivência, já que não necessitam juntar-se para se reproduzirem. Foram quase 200 mil bactérias que os cientistas recolherem de profundidades até 4 mil metros, em 313 pontos do Índico, Pacífico e Atlântico.
Estamos a descobrir que desconhecemos a maior parte dos organismos, pois não aparece nada parecido nas bases de dados de que dispomos”, afirma Josep Maria Gasol, investigador do CSIC que lidera a área de microrganismos do projeto.
Uma das maiores surpresas foi encontrar bactérias capazes de degradar compostos muito tóxicos que se iam acumulando no fundo marinho resultantes da atividade humana, como o metil-mercúrio. Outras bactérias “utilizam os produtos da degradação destes compostos tóxicos como fonte de carbono e energia”, explica Gasol.
A deteção destas “fábricas de reciclagem” no fundo do oceano permite aos cientistas identificar as regiões com maior acumulação de substâncias tóxicas e utilizar estas bactérias como sensores biológicos do estado dos ambientes onde habitam.
O número de espécies marinhas utilizadas como fonte de genes com interesse comercial cresce 12 por cento, anualmente. O potencial biotecnológico dos organismos marinhos é grande, sobretudo os do oceano profundo. Outros dos organismos recolhidos na expedição abrem portas a aplicações biotecnológicas no campo da medicina. Os cientistas querem sintetizar uma nova geração de antibióticos perante o previsto esgotamento dos atuais já durante a próxima década.
Fonte:Ciência Hoje [noreply@cienciahoje.pt]