quarta-feira, 20 de março de 2013

Algas marinhas viram isolamento térmico para construção

                                  Posidonia oceanica ou grama de Netuno
Ao longo do outono, inverno e primavera, as praias do Mediterrâneo se enchem de algas marinhas conhecidas como grama de Netuno ou tapete do Mediterrâneo. Seu nome científico é Posidonia oceanica.A Posidonia oceanica  é uma espécie de alga marinha que é endêmica do Mar Mediterrâneo. Ela forma grandes pradarias submarinas que são uma parte importante do ecossistema. O fruto é de livre flutuação e conhecido na Itália como "a azeitona do mar" (L'Oliva di mare ).
Geralmente elas são consideradas um incômodo, mas isso pode mudar graças a um projeto do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Química, da Alemanha, que está convertendo as fibras secas desta alga em isolamento de alta qualidade para construção.
Posidonia oceanica - esfera de algas secas
O material natural abundante e renovável possui características que o torna interesse para a construção: as algas são não-inflamáveis, resistentes ao bolor e podem ser utilizadas como material isolante sem a necessidade de aditivos químicos. Com um teor de sal entre 0,5 e 2%, elas podem ser usadas para produzir um material de isolamento que não vai apodrecer.
Na construção, as algas podem ser utilizadas como isolamento entre as vigas de telhados inclinados, para isolar as paredes interiores, ou para reduzir a quantidade de calor perdido. Além disso, ela pode absorver vapor de água e soltá-lo novamente, sem ter qualquer efeito sobre as suas propriedades de isolamento.
Segundo os pesquisadores, para converter essas algas em isolamento, o processo é simples. Basicamente, é feito uma agitação mecânica para retirada da areia. Depois de ter sido agitada, as algas são transportadas por uma correia onde logo em seguida serão cortadas. No final a alga perde a sua forma e se transforma em fibras que podem ser armazenadas e transportadas em bolsas.
As fibras da Posidonia oceanica são capazes de uma inércia térmica considerável, armazenando 2.502 joules por quilograma-kelvin (J/kgK), um valor significativamente superior ao da madeira e outros derivados.
O material está sendo colhido à mão e importado para a Alemanha pela Tunísia e Albânia. A comercialização é feita pela empresa NeptuTherm, que deu seu nome ao produto.