terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nível alarmante de subida dos níveis do mar e os recifes de coral.

Um novo estudo olhou para trás para identificar a possibilidade de ocorrer, no futuro próximo, uma elevação no nível do mar com consequências catastróficas.

Segundo pesquisa publicada na revista Nature, o derretimento de gelo marinho há mais de 100 mil anos, antes da última glaciação, fez com que os níveis do mar se elevassem rapidamente, atingindo com grande intensidade os recifes de coral.
Os resultados confirmam o período e a magnitude da mais recente elevação de grande intensidade ocorrida no planeta e aumentam as preocupações de que o atual aquecimento global possa ter consequências semelhantes.

Paul Blanchon, da Universidade Nacional Autônoma do México, e colegas do Instituto de Ciência Mainha de Leibniz, na Alemanha, estudaram recifes fossilizados na península de Yucatán, no México, e descobriram que durante o último período interglacial muitos recifes morreram e foram substituídos por novos em um nível acima do anterior.
A mudança ocorrida durante o período ecológico foi causada pela rápida elevação de 2 a 3 metros no nível do mar que ocorreu há cerca de 120 mil anos. Segundo os cientistas, a velocidade do salto indica que ele ocorreu em um momento de grande perda de gelo durante a fase mais quente no último período interglacial.
Para os pesquisadores, caso o degelo na Antártica e na Groenlândia continue no nível atual, há um grande risco de que um “aumento catastrófico” no nível do mar ocorra por volta de 2100. Se isso se confirmar, os primeiros a sentir os efeitos serão os recifes de coral, já muito afetados pela ação humana.

“Em nosso mundo em aquecimento, as implicações de um salto rápido, em escala de metros, durante o último período interglacial são claras tanto para a estabilidade futura do gelo marinho como para o desenvolvimento de recifes de coral”, afirmaram.
O artigo Rapid sea-level rise and reef back-stepping at the close of the last interglacial highstand, de Paul Blanchon e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.