segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Expedição de navio americano promove reality show submarino.


Vídeos ao vivo que mostram a vida marítima fazem sucesso na internet.
Tanto cientistas como pessoas comuns têm acompanhado saga submarina.
Da AP
 
O navio Okeanos Explorer e seu submarino-robô - da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos - estão fornecendo cobertura ao vivo da expedição que saiu na ilha de Nantucket, no estado de Massachusetts.
A iniciativa permite que outros cientistas e também pessoas comuns sigam o cotidiano das profundidades do Atlântico. Até agora, o mundo do fundo do mar era exclusividade dos cientistas, que se reuniam em um navio, assistiam ao vídeo feito nas profundidades, tomavam notas e, dois ou três anos depois, escreviam um artigo científico.
"Estamos chamando de Deep Sea TV", disse a cientista Martha Nizinski, do Serviço Nacional de Pesca Marinha dos Estados Unidos. "É muito melhor do que qualquer outro reality show que está sendo exibido."
A transmissão, que ocorre normalmente entre 9h30 e 16h30 (horário de Brasília) já atingiu mais de 50 mil visitas. A expedição, que custa US$ 40 mil por dia, continuará até o dia 16 de agosto. Assista à transmissão.
Enquanto o robô submarino passeia pelo fundo do Oceano Atlântico, cientistas podem ligar ou enviar mensagens pedindo para que a câmara focalize isso ou aquilo.
Nos anos anteriores, o navio explorou o Oceano Pacífico, mas as próximas missões sairão da costa leste dos Estados Unidos. A bordo do navio, pesquisadores estão fazendo mais do que assistir. Eles explicam ciência e as atividades científicas para os expectadores.

 

Imagem mostra um dos animais mais estranhos com que a expedição se deparou: o Bathysaurus. Ele usa sua mandíbula inferior para cavar a areia. (Foto: AP Photo/NOAA)

  Estrela-do-mar da ordem Brisingida apoia-se em coral, em imagem de submarino. (Foto: AP Photo/NOAA)

  Polvo também foi fotografado pelas câmeras do Okeanos Explorer. (Foto: AP Photo/NOAA)

  Camarão é flagrado por expedição descansando no fundo do Oceano Atlântico.                                                 (Foto: AP Photo/NOAA)

Um polvo cuida de seus ovos no fundo do mar. (Foto: AP Photo/NOAA)