quinta-feira, 13 de março de 2014

Foto do Dia - Peixe-zebra

                                                    Peixe-zebra - embrião com 4 dias
O peixe-zebra é um pequeno peixe tropical de água doce que, originalmente, veio da Ásia. É comumente utilizado como um organismo modelo para estudar a biologia do desenvolvimento e neurodegeneração (a deterioração ou morte de células nervosas) em vertebrados.
Esta é uma premiada micrografia eletrônica de varredura de um embrião de peixe-zebra com quatro dias de idade.

A imagem foi capturada por David utilizando um FEI Quanta 200F - microscópio eletrônico de varredura. Antes das imagens, o embrião foi quimicamente fixado, desidratado em álcool, em seguida, seco e revestido com partículas de ouro de 5 nanômetros de tamanho.
Para capturar esta imagem, o peixe-zebra foi fisicamente ligado a um esboço (suporte da amostra)  pela cauda e inclinado a 65 graus para revelar a morfologia vista aqui.
Como um embrião de peixe-zebra possui, aproximadamente, 1 cm de comprimento, torna-se  grande demais para ser capturado em uma única imagem. Desta forma, foram feitas três imagens separadas ao longo de seu comprimento e depois costuradas digitalmente.
 A cor foi
então adicionada à imagem em preto-e-branco usando tons e sombreamento para tentar representar a reflexividade de escamas de peixe.
Créditos: Annie
Cavanagh e David McCarthy
Porque  o peixe-zebra é usado como um organismo modelo?
Embriões de peixe-zebra são transparentes e se desenvolvem  fora do corpo da fêmea, de tal forma que você pode ver os seus órgãos internos evoluírem à medida que crescem. Eles se desenvolvem muito rapidamente, e geralmente estão prontos para eclodir 48 horas após a fertilização. O seu genoma já foi sequenciado, podem ser geneticamente modificados, e as estirpes que transportam mutações caracterizadas estão prontamente disponíveis. Eles também custam relativamente pouco quanto à criação e alimentação.

Fonte: http://www.wellcomeimageawards.org/2014/zebrafish-embryo

Saiba + - Wellcome Image Awards traz exposição que celebra destaques da fotografia científica.
Uma exposição em Glasgow, na Escócia, aberta nesta quarta-feira, apresenta ao público as imagens premiadas da 13ª edição do Wellcome Image Awards.
Um painel de jurados escolheu, entre as novas imagens adquiridas pela biblioteca fotográfica Wellcome - que se apresenta como um dos maiores arquivos de imagens ligadas à medicina do mundo - as mais 'informativas, impressionantes e tecnicamente excelentes'.
A exposição está sendo realizada no Centro de Ciências de Glasgow (Escócia) e será levada a outras cidades do Reino Unido. Fonte: BBC
Veja a exposição no endereço: http://www.wellcomeimageawards.org/2014