segunda-feira, 6 de maio de 2013

FOTO DO DIA – “Sea Pig” - Holotúria

Por que esta foi a espécie escolhida? Por ter um nome e uma aparência curiosos: porco do mar!
Esta criatura de aparência estranha, pertence ao grupo do  "pepino do mar" ( equinoderma, parente da estrela do mar) que pode ser extremamente abundante no fundo do mar
.


Descrição

Pepinos do mar são membros de um grupo de animais invertebrados marinhos, conhecidos como "equinodermas”(pele espinhosa).
 As 7.000 espécies de equinodermas que vivem nos oceanos incluem a estrela do mar, ouriços do mar, ofiúros ou serpentes do mar  e os lírios do mar.
As 1.500 espécies de pepinos do mar ou holotúrias, podem ser encontrados em todos os oceanos e em todas as profundidades, em uma grande variedade de habitats - alguns vivem enterrados na lama ou areia do fundo, enquanto outros podem passar a vida inteira nadando em seu habitat.
É na vastidão do mar profundo onde encontramos espécies exóticas de  pepinos do mar. Ali,  um grupo conhecido como Elasipodes, dos quais Scotoplanes globosa é um exemplo, podem ser encontrado em grande quantidade (Dave Pawson, em litt. De Dezembro de 2009).
Estes bizarros pepinos do fundo do mar foram descritos, em detalhes preciosos, pela primeira vez, pelo zoólogo sueco Hjalmar Theel, em 1882, quando escreveu uma monografia das coleções surpreendentes acumuladas pelo navio de pesquisa britânico HMS Challenger, em seu cruzeiro ao redor do mundo,  de 1.872-1.876
. Theel descreveu cerca de 65 novas espécies que colocou em uma nova Ordem, a Elasipoda.

     Os chamados Elasipodes estão restritos às  partes profundas e frias do mundo oceânico. Eles são de grande importância na teia alimentar do fundo do mar, pois,  eles se alimentam de sedimentos, sendo filtradores, e se movem ao longo de longas distâncias, introduzindo oxigênio nos sedimentos e tornando-os habitáveis ​​por uma miríade de pequenos animais (Dave Pawson, in litt. dezembro 2009).
Os
Elasipodes  podem variar muito de forma. A maioria é mais ou menos cilíndrico, mas alguns são bastante planos, apresentando-se achatados na aparência geral. Eles são, frequentemente, muito frágeis, e os seus corpos podem incorporar uma grande quantidade de água. Como resultado, muitos Elasipodes podem “quebrar”em pedaços gelatinosos quando são recolhidos em redes e dragas. Vários destes pepinos do não flutuam e são capazes de natação ativa por curtos ou longos períodos de tempo. No entanto, a maioria do tempo eles se arrastam no fundo usando seu sistema ambulacrário.
Quanto ao “Sea Pig” - Scotoplanes globosa , as características especificas podem incluir a presença de várias grandes "pernas ", que são pés ambulacrários grandemente modificados (pés ambulacrários são órgãos locomotores operados hidraulicamente que todos os equinodermes possuem).



A superfície superior do corpo pode apresentar um número variado de chicotes-vivos, chamado papilas, que também são pés ambulacrários modificados. Acredita-se que estes chicotes possuem função sensorial , ajudando o animal "cheirar" a sua maneira de sedimentos saborosos (Dave Pawson, em litt. Dezembro 2009).
 
No You Tube você encontra um vídeo muito interessante sobre esta holotúria.
ver: http://youtu.be/_y4DbZivHCY
Informações e imagens adicionais podem ser encontradas em http://eolspecies.lifedesks.org/pages/17528