Autoridades querem levar água do mar Vermelho para o mar Morto. Lago perdeu 35% de sua extensão nos últimos 60 anos.
O uso excessivo da água do mar Morto fez com que ele perdesse 35% de sua extensão nos últimos 60 anos. Em dezembro do ano passado, Israel, Jordânia e a Autoridade Palestina assinaram um acordo, com apoio do Banco Mundial, para construir um sistema de canos que levará água do mar Vermelho para o mar Morto. Para especialistas, a medida pode levar à destruição do mar Morto.
"Em vez de salvar o mar Morto, a transposição do mar Vermelho irá destruí-lo", afirmou Sarit Caspi Oron, especialista em recursos hídricos da ONG Adam Teva V'din. Para ela, "o plano do governo se concentra apenas na elevação do nível da água, mas ignora o principal, que é a qualidade da água e sua composição química".
Cientistas advertem que a transposição de águas pode abalar o ecossistema do mar Morto, cuja composição química é completamente diferente daquela de mares abertos. Localizado a 427 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta, o mar Morto possui uma concentração especialmente alta de potássio, cálcio e magnésio, além de um grau de salinidade dez vezes maior do que os oceanos.
Segundo Oron, as principais razões do encolhimento do mar Morto são o desvio das águas do rio Jordão e a ação das indústrias químicas - israelenses e jordanianas, que extraem grandes quantidades de água para explorar os minerais na região.
As soluções propostas por ambientalistas envolvem mudanças radicais na política hídrica de Israel, que utiliza a maior parte das águas desviadas do rio Jordão, inclusive para irrigar plantações de assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados. "Devemos desviar menos água do rio Jordão para agricultura, a fim de possibilitar que o próprio rio volte a abastecer o mar Morto. Durante milhares de anos, ele foi abastecido com a água doce do rio Jordão e manteve seu ecossistema", disse Oron.
Outra medida seria o aumento da produção de água dessalinizada extraída do mar Mediterrâneo, que já chega a 40% do total da água consumida em Israel. "Aumentando a dessalinização e a economia de água estaríamos sobrecarregando menos as nossas fontes naturais, como o mar da Galileia e o rio Jordão, e assim o mar Morto sairia beneficiado", concluiu.
Segundo o governo de Israel, inicialmente, será implementado um plano piloto, com uma transposição limitada de águas. Nessa primeira fase, os efeitos ambientais serão monitorados.
BEM-VINDOS AO BLOG DO PROJETO BIOMAR - PROGRAMA ECOLOGIA DAS ÁGUAS
Este blog tem como missão levar você a conhecer, refletir e trocar idéias sobre a maior área do nosso planeta : as águas.
Especificamente, o ecossistema aquático: marinho, dulcícola, o litoral, manguezais, o bioma da Mata Atlântica, a vegetação das dunas, a restinga e tantas outras paisagens geográficas.
Através de cursos de enriquecimento curricular - teóricos e práticos, vivências, oficinas, textos, newsletter, vídeos e fotos, estaremos sempre em contato com vocês, com todas as formas e conteúdos que estiverem ao nosso alcance.
A equipe do Projeto Biomar informa que já se encontram abertas as inscrições para os cursosteóricos-práticos para 2015. Os cursos são personalizados, quanto ao conteúdo, carga horária e estratégia operacional para se adaptarem a faixa etária dos alunos da Educação Básica ao Ensino Superior. Maiores informações: projetobiomar@projetobiomar.com.br www.projetobiomar.blogspot.com www.projetobiomar.com.br Esperamos você e sua escola em 2015! Prof. Nilo Serpa e Equipe
ANGRA DOS REIS
ESCUNA À BEIRA D'ÁGUA
ESCUNA
Os deslocamentos para estudos nas ilhas da Baia da Ilha Grande são feitos em escuna com capacidade para 120 pessoas.
PRAIA DA BISCAIA
ESTAÇÃO PROJETO BIOMAR
ACOMODAÇÕES
APARTAMENTO -VARANDA
APARTAMENTO
ESTAÇÃO DE PARATI
Fachada da Estação
ESTAÇÃO DE PARATI
Riacho e praia
ESTAÇÃO DE PARATI
Vista aérea da praia
TRABALHOS DE CAMPO
Mergulho para estudos e coleta de material
LABORATÓRIO EM TERRA
Inseminação artificial no Ouriço-do-mar
LABORATÓRIO
O Laboratório onde são feitas as aulas práticas é equipados com microscópios binoculares, microscópio de projeção, projetor multimídia, aquários, instrumentos cirúrgicos para dissecção, enfim, todos os equipamentos necessários à realização das atividade programadas para o Curso de Biologia Marinha.
LAGOA AZUL
ILHA DE CATAGUASES
MANGUEZAL
COLÉGIOS E FACULDADES QUE JÁ PARTICIPARAM DO PROJETO BIOMAR
- Colégio Pitágoras - São Luís - MA. - Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG. - Colégio Leonardo D'Avinci - Lagoa Santa - MG. - Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Izabella Hendrix - Belo Horizonte - MG. - Curso de Ciências Biológicas - PUC Minas - Belo Horizonte - Instituto Libertas - Belo Horizonte - MG. - Colégio Loyola - Belo Horizonte - MG. - Centro Universitário Una - Curso de Ciências Biológicas - Belo Horizonte - MG. - Colégio Sagrado Coração de Jesus - Belo Horizonte - MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário