Um dos pais que mais viajam para proteger os filhotes é o Cavalo Marinho, que choca os ovos numa bolsa externa na altura de seu ventre. A fêmea pode colocar mais de mil ovos na bolsa do macho, que os fecunda e protege os embriões até furarem a casca. O fundo da bolsa segrega um fluído nutritivo que alimenta os filhotes. Depois de cerca de duas semanas, uma ninhada de cavalos-marinhos em miniatura é expelida por uma série de contrações da bolsa.
Conheça um pouco mais sobre o cavalo-marinho: informações, alimentação, classificação,comportamento, reprodução, habitat:
Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Osteichthyes
Sub-classe: Actinopterygii
Ordem: Gasterosteiformes
Família: Syngnathidae
Gênero: Hippocampus
Características :
Os cavalos-marinhos vivem nas águas de mares localizados em regiões de climas temperado e tropical. São conhecidos, facilmente, por possuírem uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo.
O cavalo-marinho é um peixe ósseo que possui a capacidade de mudar de cor conforme o ambiente – mimetismo. Possuem dois olhos e a capacidade de mexer um independente do outro, como os camaleões. Algumas espécies são tão enfeitadas que podem ser confundidas com algas marinhas e corais.
Nadam na posição vertical. O corpo é coberto com placas em anel e possuem espinhos na nadadeira dorsal. Para movimentar-se pela água usam a vibração das barbatanas dorsais.
A alimentação baseia-se em pequenos vermes, moluscos, crustáceos e algumas espécies planctônicas. O alimento é sugado pelo cavalo-marinho através de seu focinho tubular
A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. No momento da cópula, a fêmea transfere os ovos de sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do macho, que se localiza na região ventral da cauda, onde o esperma é liberado. Depois de mais ou menos duas semanas, os ovos eclodem dentro da bolsa e o macho os libera para o ambiente externo através de contrações ventrais. Não possuem fase larval, os filhotes são adultos em miniatura completamente independentes assim que nascem. Os filhotes são muito sensíveis, medem cerca de 1 cm e são muito transparentes.
Aqui no Brasil temos duas espécies de cavalo-marinho: Hippocampus erectus e Hippocampus reidi.
Os cavalos marinhos são peixes de grande interesse para a medicina tradicional chinesa e para a aquariofilia. Por esse motivo e pela destruição de seus habitats naturais, grande parte de sua população esta em declínio. A piscicultura com cavalos marinhos e outras espécies ornamentais têm recebido uma especial atenção por unir conservação e desenvolvimento sustentável.
Comprimento: 15 cm aproximadamente
Cor: amarelo, vermelho, marrom
Peso: em média de 50 a 100 gramas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário