Animais confundem plástico e fios de redes de pesca com algas.
Pesquisadores do Rio Grande do Sul descobriram uma nova ameaça às tartarugas que chegam esta época do ano ao litoral do estado. Na semana passada, sete tartarugas da espécie verde foram encontradas na praia do Cassino, no sul do estado. Levadas para o centro reabilitação de animais marinhos, cinco delas morreram. A resposta sobre a causa das mortes veio com a análise do aparelho digestivo das tartarugas.
Ele estava completamente cheio de lixo.
As tartarugas confundem os pedaços de plástico e fios de redes de pesca com algas, que servem de alimento. “Eles ingerem esses materiais, isso faz a obstrução do intestino causando debilidade do animal e ele sai a maneira que sai na beira da praia”, explica o veterinário Rodolfo Silva.
Segundo a Universidade Federal de Rio Grande, o problema atinge 85% das tartarugas encontradas no litoral sul gaúcho. “Elas procuram nossa costa, principalmente agora a partir da primavera e o verão, quando começa a esquentar as nossas águas e elas usam nosso litoral como importante área de alimentação”, diz o biólogo Sérgio Estima. A maioria vem da costa africana.
Só este ano, 102 tartarugas verdes foram mortas. Elas chegam a atingir 1,5 metro de comprimento e a pesar mais de 200 quilos.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Lixo ameaça tartarugas que chegam ao sul do Brasil
Marcadores:
lixo marinho,
migração,
oceano de lixo,
plástico no mar,
tartaruga verde,
tartarugas marinhas
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
CALENDÁRIO 2010 - PROJETO BIOMAR
CALENDÁRIO 2010
A equipe do Projeto Biomar informa que já se encontram abertas as inscrições para os cursos teóricos-práticos, em Angra dos Reis, para o 1º semestre de 2010.
Os cursos são personalizados, quanto ao conteúdo, carga horária e estratégia operacional para se adaptarem a faixa etária dos alunos da Educação Básica e do Ensino Superior.
Maiores informações:
no site: www.projetobiomar.com.br
blog: http://www.projetobiomar.blogspot.com/
emails: projetobiomar@projetobiomar.com.br
Esperamos você e sua escola no ano que vem!
Até lá,
Prof. Nilo Serpa e Equipe
FOTO DO DIA - Caranguejo-vermelho ou aratu
Foto: Aldem Bourscheit
Conhecido como aratu em alguns pontos do país, este pequeno caranguejo-vermelho dos mangues (Goniopsis cruentata) foi flagrado no município de Laguna, em Santa Catarina. Logo que a maré começou a descer, lagoas de água salobra que se comunicam com o mar também reduziram seu volume de água. Suas margens lamacentas são o local preferido pela espécie para a busca por comida
Marcadores:
água salobra,
aratu,
caranguejo-vermelho,
manguezal
Assinar:
Postagens (Atom)